top of page
Foto do escritorATUALIZA NEWS

Elefante-marinho resgatado retorna ao mar após uma semana encalhado




O animal foi resgatado na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP), e transferido para a Praia do Monduba, onde recebeu tratamento e se recuperou.


Uma fêmea de elefante-marinho-do-sul resgatada em Guarujá, no litoral de São Paulo, retornou ao mar após uma semana de cuidados. O animal foi encontrado encalhado na Praia das Astúrias, no dia 13 de novembro, e apresentava sinais de exaustão, além de alterações nos exames de sangue. Pesando cerca de 200 kg, abaixo do ideal para a espécie, a fêmea de aproximadamente 2 metros foi monitorada e tratada pelo Instituto Gremar.


Após passar a noite acompanhada pela equipe na praia, foi transferida no dia seguinte para a Praia do Monduba, um local mais isolado, com o apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal e Exército Brasileiro. Lá, foi instalada em um recinto provisório onde recebeu hidratação, medicação e monitoramento constante.


Durante o tratamento, novos exames indicaram melhoras significativas, e o comportamento do animal se tornou mais ativo, permitindo sua reintrodução ao mar. No dia 20 de novembro, por volta das 13h, o recinto foi aberto e o elefante-marinho retornou às águas, como mostram imagens registradas no momento.



De acordo com o biólogo Alex Ribeiro, é comum que elefantes-marinhos da região da Patagônia parem temporariamente em praias da Baixada Santista para descanso ou em busca de cuidados, especialmente no final da temporada. Ele também destacou que machos da espécie possuem uma protuberância característica na cabeça, usada em disputas dentro das colônias, enquanto as fêmeas, como neste caso, não apresentam essa estrutura.



POTE-COM-LUA.webp

Cuide do seu sono,

durma melhor!

bottom of page