top of page
Foto do escritorATUALIZA NEWS

GP de São Paulo: Piastri supera Norris no final e garante a pole para a corrida sprint


Australiano supera britânico, que liderava até então, e conquista o melhor tempo com apenas 29 milésimos de vantagem; Leclerc completa o top 3 da largada para a corrida deste sábado.



A McLaren mostrou sua força na qualificação para a corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, posicionando seus dois carros na primeira fila. Oscar Piastri, o piloto australiano, garantiu a pole position com o tempo de 1m08s899, superando seu companheiro Lando Norris por uma margem mínima: Norris liderava a sessão até então, mas terminou com 1m08s921, apenas 29 milésimos atrás de Piastri. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o top 3 com o tempo de 1m09s153, enquanto o líder do campeonato, Max Verstappen, da RBR, ficou em quarto. Um ponto negativo foi o desempenho de Lewis Hamilton, que não conseguiu avançar no SQ2 e terminou em 11º lugar no grid.

Ao longo da qualificação, parecia que Norris conquistaria a pole: ele havia sido o mais rápido no treino livre e nos segmentos SQ1 e SQ2, mantendo uma boa vantagem para o segundo colocado. No entanto, Piastri guardou o melhor para o final e surpreendeu, assegurando a primeira posição no grid.


O GP de São Paulo é uma das últimas etapas com corrida sprint nesta temporada; após Interlagos, apenas o GP do Catar contará com esse formato em 2024. Na sprint, os oito primeiros colocados pontuam: o vencedor recebe oito pontos, e o oitavo, um.


SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados


A primeira etapa da qualificação foi equilibrada: com seis minutos restantes, Nico Hulkenberg (Haas) e Liam Lawson (RB) ocupavam as 2ª e 3ª posições, respectivamente, atrás de Piastri. A Ferrari começou de forma instável, com Carlos Sainz na zona de eliminação, mas ambos os pilotos se recuperaram e avançaram ao SQ2.


Na reta final, Pérez e Verstappen subiram para a 5ª e 6ª posições, com destaque para a Haas, que teve Bearman e Hulkenberg logo atrás dos pilotos da RBR. Norris fechou essa fase na liderança, quase oito décimos à frente de Piastri. Aston Martin teve um desempenho decepcionante, com Alonso e Stroll eliminados.


Eliminados no SQ1:

16º - Fernando Alonso (Aston Martin)

17º - Esteban Ocon (Alpine)

18º - Yuki Tsunoda (RB)

19º - Lance Stroll (Aston Martin)

20º - Guanyu Zhou (Sauber)


SQ2 - 10 minutos e mais cinco eliminados


No SQ2, Norris melhorou seu tempo inicial para 1m09s063, e Verstappen, que vinha em segundo, estava 0s4 atrás. O holandês reclamou pelo rádio da dificuldade em controlar o carro. A grande surpresa veio no final, quando Lewis Hamilton, sem conseguir um bom tempo, foi eliminado, terminando em 11º lugar. Pérez, da RBR, também ficou fora do SQ3, ocupando o 13º lugar. Oliver Bearman, da Haas, conseguiu avançar ao SQ3 ao fazer apenas uma volta rápida.


Eliminados no SQ2:


11º - Lewis Hamilton (Mercedes)

12º - Nico Hulkenberg (Haas)

13º - Sergio Pérez (RBR)

14º - Franco Colapinto (Williams)

15º - Valtteri Bottas (Sauber)


SQ3 - 8 minutos e dez carros disputando a pole


Norris optou por pneus macios no início do SQ3, enquanto outros pilotos usavam médios. Ele marcou 1m08s928 na sua primeira volta, e, com pouco tempo restante, muitos pilotos decidiram fazer apenas uma volta rápida para tentar a pole. Oscar Piastri, que começou com pneus médios, cravou 1m08s899, ficando 29 milésimos à frente de Norris. Leclerc garantiu o terceiro lugar, e Verstappen, tentando alcançar os carros da McLaren, terminou em quarto.

POTE-COM-LUA.webp

Cuide do seu sono,

durma melhor!

bottom of page