Um tremor de terra de 2.1 graus na escala Richter assustou moradores de Sete Lagoas, em Minas Gerais, na noite de quinta-feira (7). Registrado pelo Observatório de Sismologia da UNB, o tremor foi sentido por volta das 22h54, sendo mais intenso nos bairros São Jorge, Catarina, Jardim Arizona, Canaã e São Geraldo. Segundo a prefeitura, a causa foi natural, embora moradores suspeitem de ligação com explosões de empresas de mineração.
A professora Gleides Queiroz, de 53 anos, descreveu o momento como assustador. Ela e o marido ouviram um estrondo e pensaram ser um trovão. "Foi assustador, uma sensação ruim de muito medo, pois já estava silêncio e não havia previsão de chuva", relatou.
A jornalista Letícia Avelar, de 23 anos, também ouviu o estrondo e percebeu a janela e o chão tremendo. Ela comentou que, imediatamente, familiares discutiram o ocorrido em um grupo de mensagens. Para Letícia, foi a primeira vez que sentiu um tremor, embora a cidade já tenha registrado abalos anteriormente.
Desde 2022, os tremores na região têm se tornado mais frequentes, com sete registros apenas entre novembro de 2023 e novembro deste ano. A Rede Sismográfica Brasileira informou que abalos de baixa magnitude, como o registrado, são comparáveis ao impacto de veículos pesados e não representam grandes riscos.